Como foi a estreia de Neymar com a camisa do Santos?
Há 14 anos, um jovem garoto chamado Neymar estreou pelo Santos Futebol Clube no futebol profissional. Em uma tarde de 7 de março de 2009, o Menino da Vila que já era sensação nas categorias de base entrava na segunda etapa diante da vitória por 2 a 1 em cima do Oeste, pelo Campeonato Paulista.
Após um primeiro tempo muito abaixo do esperado, a torcida do Peixe perdeu a paciência com o time, e começou a gritar o nome do astro. Pressionado, o técnico Vagner Mancini atendeu o pedido e colocou o atacante aos 14 minutos da segunda etapa.
Depois da entrada de Neymar, a equipe teve um salto de qualidade, e finalmente conseguiu vazar a defesa adversária, com gols de Roni, aos 20 minutos, e Madson, já aos 44, carimbaram os três pontos na conta do Peixão. Já nos acréscimos, Dezinho descontou o placar, mas o duelo terminou assim, para a festa dos torcedores presentes no Pacaembu, palco da conquista do terceiro título da Libertadores, dois anos depois.
Transição para status de craque e recordista pelo Brasil
A partir de sua estreia, Neymar foi conquistando cada vez mais seu espaço entre os titulares do Santos, até se tornar uma das maiores estrelas em ascensão não só do Brasil, e sim de todo o mundo.
Atuando com o manto alvinegro, o atacante participou de 225 jogos, dos quais venceu 113, empatou 58 e perdeu 54. Neste período, marcou 136 gols.
Em 2013, o camisa 11 foi negociado com o Barcelona, onde fez uma parceria lendária com o argentino Lionel Messi, ficando até 2017, quando optou por se transferir ao Paris Saint-Germain, clube que defende até os dias de hoje.
O Menino da Vila também viria a fazer história com a Seleção Brasileira. Usando a lendária camisa 10, de Pelé, Neymar se tornou o maior artilheiro da história do Brasil com 77 gols, empatando o número do Rei do Futebol.